Stella Terra: O primeiro veículo solar off-road

Uma equipa de estudantes da Universidade de Eindhoven desenvolveu o primeiro veículo solar preparado para circular fora de estrada, em estradas não alcatroadas.

Este veículo, de nome Stella Terra, é caracterizado por ter apenas 1200 kg, conseguindo atingir uma autonomia de 630 km, sendo a sua velocidade máxima de 145 km/h.

O Stella Terra esteve sob testes técnicos nos Países Baixos, no entanto, devido à falta de variedade de terrenos, em outubro de 2023, a equipa de estudantes juntamente com o Stella Terra, estarão de partida para Marrocos, onde serão feitos vários testes ao veículo em diversos cenários, incluído no deserto do Sahara.

Segundo o chefe de equipa, Wisse Bos, o Stella Terra está entre 5 a 10 anos à frente do mercado atual. E refere ainda que deseja demonstrar com este projeto, que é possível de acelerar a transição energética.

Fonte: SOLAR TEAM EINDHOVEN – https://solarteameindhoven.nl/article?solar-team-(eindhoven-presents-the-worlds-first-off-road