Estacionar um carro solar à sombra?

O grupo de Investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa publicou recentemente um estudo que explorou o aquecimento do espaço interior de um veículo quando estacionado ao sol levantando um dilema: devemos estacionar o carro solar ao sol?

Os resultados mostram que para veículos com pequenos módulos fotovoltaicos integrados, se o estacionamento for de curta duração, a carga da bateria com energia solar pode não compensar o aumento do consumo do ar condicionado do carro. Para mais detalhes ver este artigo no PV Magazine.

Figura 1 – Pv magazine/Mark Hutchins – https://www.pv-magazine.com/wp-content/uploads/2023/03/20230316_142257-1536×1152.jpg

 

FlixBus e TRAILAR anunciam nova parceria

A TRAILAR, empresa líder na integração de energia solar no setor dos transportes, anunciou uma nova parecia com a alemã FlixBus, empresa de transportes públicos que entrou no mercado português em 2017.

A TRAILAR apresenta soluções de integração solar para vários meios de transporte, desde autocarros, camiões, carrinhas frigorificas, entre outros. No caso particular da solução concebida para os autocarros da empresa alemã, é anunciado uma poupança de combustível até 1.800 L/ano e  uma redução de emissões até 4.800 kg CO2/ano.

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Testado kit fotovoltaico que promete 800 quilómetros de autonomia

O Instituto Nacional de Energia Solar francês (INES – Institut National de l’Energie Solaire) desenvolveu um kit fotovoltaico para recolha de dados, com o intuito de “(…) despertar o interesse dos fabricantes do setor em avançar para uma solução integrada e otimizada para alimentar a bateria principal dos veículos.”

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Encontro Nacional de Ciência Cidadã 2023

No passado dia 28 de novembro, o projeto Carros Solares marcou presença no Encontro Nacional de Ciência Cidadã de 2023 (ENCC 2023).

Este encontro, contou com a participação de várias instituições, empresas e cientistas que trabalham no âmbito da ciência cidadã. Foram abordados vários temas como: a construção de comunidades de ciência cidadã; dados abertos em ciência cidadã; projetos de investigação em áreas como a educação, ambiente, tecnologia, ciência socias, entre outras.

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Tuktuk solar: testemunho de um amigo do projeto

Fred Linden, um amigo do projeto carros solares, vive na Tailândia e conduz um veículo muito conhecido pelos lisboetas: um tuktuk. No entanto, este tuktuk tem uma diferença dos tuktuk’s portugueses, o facto de grande parte da energia consumida por este ser proveniente do sol. Fred contou que o painel solar de 500 W quem tem no tejadilho do seu tuktuk fornece energia suficiente para as suas deslocações diárias, de cerca de 45 km/dia. E, para além do sol conseguir satisfazer as necessidades diárias para as deslocações do tuktuk, o nível da bateria desce apenas 17%, o que significa que o Fred tem um meio de deslocamento totalmente independente da rede elétrica, livre de emissões de gases com efeito de estufa e ainda sem custos de operação, para grande parte dos dias.

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O potencial dos carros solares pelo mundo

Um novo estudo desenvolvido por investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/Instituto Dom Luiz com a colaboração de investigadores em França (Mines Paris – PSL) e Luxemburgo (LIST), recentemente publicado na revista Progress in Photovoltaics: Research and Applications, explora o potencial em ambiente urbano de veículos solares em 100 cidades em 5 continentes.

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SCANIA testa camião solar

Embora a Suécia não seja o país mais solarengo, a empresa sueca de camiões SCANIA está a testar nas estradas do país um reboque parcialmente alimentado com energia solar. O reboque inclui 13.2 kW de módulos fotovoltaicos de filme finos, colocados no topo e nos lados do veículo que poderá contribuir com cerca de 5000 km/ano.

A integração de sistemas fotovoltaicos em camiões pode ser muito relevante, não apenas para carregar a bateria de camiões, elétricos ou híbridos, mas também para climatização (e.g. câmaras frigorificas).

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Novo projeto da empresa alemã Sono Motors

A startup alemã Sono Motors, que até à pouco tempo centrava-se na produção de veículos solares, mudou o seu rumo de negócio para a produção de painéis solares para integração em veículos de outras marcas do setor automóvel.

A empresa tem agora em mãos um projeto piloto onde 16 autocarros da cidade de Hof – Baviera, foram equipados com 8 m2 de painéis semiflexíveis, o equivalente a uma potência instalada de 1,4 kWp.  A principal função dos painéis solares será o de “aliviar” o motor a diesel alimentando a bateria que fornece energia aos sistemas de AVAC dos autocarros.

No relatório de informação do projeto, que está disponível no site da empresa, é referido que a poupança de gasóleo possa chegar até aos 1500 litros por ano por autocarro, o equivalente a quatro toneladas de CO2.

Se ficou curioso, clique aqui e veja o vídeo que a empresa publicou no youtube sobre o projeto.